Existe um ditado que diz assim: Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Em todo contexto de crise, sempre existem alguns segmentos da economia, ou algumas empresas específicas que crescem. Mesmo diante desse cenário triste que estamos vivendo, isso não foi diferente.
Os desafios encontrados pelo departamento de Recursos Humanos das empresas nesse contexto refletiram a necessidade de uma rápida adaptação ao “novo normal”, tanto das empresas que sofreram com o cenário, quanto das que tem crescido.
Gerir crises, lidar com inseguranças, equilibrar a comunicação interna e acompanhar e estimular o engajamento dos colaboradores em tempos de home-office não foi uma tarefa fácil.
É importante saber que mesmo os setores mais tradicionais passaram e estão passando por mudanças. Apostar em novas estruturas e investir na ampliação de determinadas atividades foram algumas das formas buscadas para garantir a estabilidade dos negócios.
Um levantamento realizado pela Catho, um dos sites mais conhecidos de classificados de empregos, reforça a procura por profissionais na área da saúde, onde houve abertura de mais de 3,7 mil vagas em apenas uma única semana após o início do isolamento social no ano passado.
Segundo este mesmo estudo, áreas relacionadas aos setores administrativo/operacional também ganham destaque, assim como setores de logística/suprimentos, já que quando um negócio cresce, ele precisa criar novas posições nos setores de suporte.
Dados apresentados pela InfoMoney também explicitam o crescimento das áreas de tecnologia e finanças, estas, por sua vez, são consideradas as tendências após o atual momento.
No caso dos segmentos voltados à área de tecnologia, esse crescimento se deu em grande parte devido ao aumento da demanda e do tempo disposto para atividades no âmbito digital, como o home-office e as aulas online, além da necessidade de desenvolver novas ferramentas para atender os usuários sem sair de casa. Além dessas ferramentas, as empresas precisaram investir ainda mais em segurança.
De acordo com alguns especialistas, a pandemia antecipou o avanço da tecnologia, criando a necessidade de adaptação para os profissionais das mais variadas áreas. É preciso conhecer e adquirir novas habilidades para se manter ou alcançar espaço no mercado.
Falando nas empresas de finanças, o movimento foi de trazer clientes para investir o dinheiro que não gastaram em viagens, restaurantes, lazer em geral. O mercado de entretenimento foi um dos que mais foi impactado negativamente nessa crise.
Além disso a demanda por crédito aumentou consideravelmente, visto a necessidade dos empreendedores de manter seus negócios funcionando durante o último ano.
Mas afinal, o que o RH tem a ver com esse cenário?
O RH das empresas que apresentaram grande crescimento, também enfrenta desafios na mesma proporção.
Em momentos assim, o aumento da pressão por resultados, vem junto com sentimentos como medo, ansiedade e insegurança, além do grande impacto emocional de ver algum colega ou familiar perder a luta para a doença. A responsabilidade das organizações com o lado humano do colaborador transcende as questões relacionadas à produtividade.
Além disso, administrar equipes hibridas, parte trabalhando presencialmente e parte em home office, ou até mesmo, a maioria dos profissionais em home office, se tornou extremamente desgastante para os gestores.
Frente a estes desafios, a constante luta dos departamentos de RH das empresas de cuidar da saúde mental dos colaboradores – pelo menos essa deveria ser uma das principais premissas – torna-se ainda mais necessária.
Contar com mais colaboradores capazes de harmonizar a comunicação interna e gerir os medos futuros foi um dos investimentos feitos pelas empresas.
Uma característica cada vez mais proeminente na gestão de pessoas é a tomada de decisões baseada em uma análise de dados apurada, o que torna as ações do setor ainda mais precisas.
Profissionais com esta característica terão ainda mais espaço no pós-pandemia.
Essa é a minha dica especial para você, profissional de RH. Busque compreender o mercado, conhecer as novas tendências, observar os caminhos da economia, no Brasil e no mundo. Unir isso aos conhecimentos de Gestão de RH pode te levar a ser um profissional cobiçado por grandes empresas.
Áreas em expansão também precisam de profissionais de RH, preparados para contribuir com esse crescimento.